Securitizadora X Factoring

Securitizadora X Factoring

O que é Securitização?

A palavra securitização provém do termo “securities”, que em inglês se refere a valores mobiliários e títulos de crédito. Dessa forma, securitizar tem o significado de converter determinados créditos (ativos recebíveis), em lastro para títulos ou valores mobiliários a serem emitidos posteriormente. A securitização serve, portanto, como suporte para a emissão de títulos ou valores mobiliários. 

Entre 1950 e 1970, o aumento demográfico aumentou a necessidade de concessão de crédito à habitação, principalmente nos subúrbios dos Estados Unidos. A par e uma redução do capital dos bancos financiadores desses créditos, a solução para responder a crescente necessidade de possíveis mutuários passou pela securitização de ativos mobiliários. Posteriormente, na década de 80 a atividade se espalhou para outros produtos, passando a operar, além dos ativos imobiliários, ativos de alienação fiduciárias de veículos. Mas, foi nas décadas de 90 e 2000 que a securitização evoluiu e atingiu novos mercados, passando a atuar juntamente ao comércio, à indústria, às operadoras de cartões de crédito.

Securitização de ativos empresariais são sociedades de propósito especifico – SPE, constituídas com objeto exclusivo para aquisição e securitização de “ativos empresarias” oriundos de operações praticadas por empresas industriais, comerciais, ou de serviços (originadores), com fluxo de recebimento futuro, representadas por Duplicatas, Cheques pós-datados, recebíveis de cartões de crédito, contratos de aluguéis e contratos de fornecimento de mercadorias ou produtos, para entrega futura.

Diferenças entre Securitização e Factoring

Embora os objetos sejam distintos, há quem equipare  a atividade de securitização à atividade desenvolvida pelas empresas de factoring.

Vejamos qual é o objeto social da securitizadora e de uma factoring:

A atividade de securitização de ativos empresarias tem por objeto:

O objeto da sociedade consiste especificamente na aquisição e securitização de recebíveis empresariais mercantis e/ou de prestação de serviços, através da emissão e colocação, no mercado ambiente privado, de valores mobiliários, podendo emitir outros títulos de crédito, realizar negócios pertinente ou relativo à securitização de títulos.

Já a atividade de Factoring tem por objeto:

A sociedade tem por objeto efetuar negócios de fomento mercantil (factoring) que consistem:

  • Na prestação de serviços, em caráter continuo, de alavancagem mercadológica ou de acompanhamento das contas a receber ou a pagar de seleção e avaliação dos sacados devedores ou de fornecedores das empresas clientes contratantes, e;
  • Conjugadamente ou não, na compra à vista, total ou parcial, com ou sem cobrição, de direitos resultantes de vendas mercantins e /ou de prestação de serviços realizadas a prazo por suas empresas-cliente contratantes, no mercado nacional e internacional.

Por tanto, nota-se que tanto a atividade de securitização quanto a atividade de Factoring, adquirem recebíveis empresariais mercantis ou de prestação de serviços, resultantes de vendas realizadas a prazo por suas empresas cliente (originadores). Contudo, a forma de aquisição é a única semelhança entre as duas atividades, pois operacionalmente e a finalidade é totalmente diversa. A primeira adquire os ativos e os securitiza, utilizando com lastro para a emissão de títulos e valores mobiliários (debêntures), a segunda, presta serviços em caráter continuo, de alavancagem mercadológica ou de acompanhamento das contas a receber ou a pagar ou de seleção e avaliação dos sacados-devedores ou de fornecedores das empresas-clientes contratantes, podendo adquirir, conjugadamente ou não à vista, total ou parcial, com ou sem coobrigação, os direitos resultantes de vendas mercantis realizadas a prazo.

Ou seja, a Securitização é uma operação financeira na qual consiste transformar títulos de crédito (duplicatas, cheques, notas promissórias) a vencer em recurso imediato para o caixa das empresas. 

Vantagens / Benefícios 

  • Aumentar a capacidade produtiva. 
  • Melhor gerenciamento dos estoques.
  • Melhor gerenciamento do fluxo de caixa da empresa cliente.
  • Aumento do capital de giro.
  • Agilidade e pronto atendimento ao cliente.
  • Maior poder de negociação junto aos fornecedores (Compra à vista).
  • Redução nos custos administrativos/operacionais. 

 

Endereço

Av. Madre Leônia Milito, 1377
Sala 1204 - Bela Suíça

Edifício Palhano Premium
Cep: 86050-270
Londrina – PR

Fone: (43) 3025-4949

Mapa Securitizadora

A Companhia Mapa Securitizadora S.A., oferece às empresas a oportunidade de antecipar seus recebíveis.

Securitização

Securitização de ativos empresariais são sociedades de propósito especifico – SPE, constituídas com objeto exclusivo para aquisição e securitização de “ativos empresarias” oriundos de operações praticadas por empresas industriais, comerciais, ou de serviços (originadores), com fluxo de recebimento futuro, representadas por Duplicatas, ... Leia Mais

Localização

Endereço:
Av. Madre Leônia Milito, 1377
Sala 1204 - Bela Suíça
Edifício Palhano Premium
Cep: 86050-270

Londrina - PR

TELEFONE: (43) 3025-4949

Atendimento

De Segunda a Sexta
Das 08h30 às 17h30.